top of page
  • Enuve

Enuve VS Drives (Dropbox, Google Drive e One Drive)

Atualizado: 9 de fev. de 2023


Embora as soluções Drive (Dropbox, Google Drive e One Drive) ofereçam backup de seu computador como parte do processo de instalação, o backup não é seu ponto forte ou o foco do que foi projetado para fazer.


Abaixo elaboramos um comparativo que pode auxiliar você a escolher uma solução em nuvem que melhor se adeque as suas necessidades.

Funcionalidades

Enuve

Drives (Google Drive, Dropbox, One Drive)

Agendamento flexível

Sim

x

Armazenamento criptografado de ponta a ponta

Sim

x

Backup de qualquer pasta no seu computador

Sim

x

Compartilhamento criptografado de ponta a ponta

Sim

x

Configuração e retenção de ilimitadas versões

Sim

x

Criptografia em repouso

Sim

Sim

Proteção automática e contínua

Sim

x

Proteção de pastas

Sim

Sim

Tamanho de arquivo ilimitado

Sim

x


Ao considerar serviços de sincronização e compartilhamento como Dropbox, Google Drive, OneDrive ou uma série de outras opções, as pessoas geralmente assumem que eles também atuam como uma solução de backup.

Serviços como Dropbox, Google Drive, OneDrive sincronizam pastas em seu computador ou dispositivo móvel para pastas em outras máquinas ou na nuvem, permitindo que os usuários acessem um arquivo, pasta ou diretório em diferentes dispositivos.


O que isso significa é que você pode acessar um arquivo por meio de um serviço de sincronização no seu computador em casa pela manhã, fazer alterações, depois ir para o trabalho ou para a casa de um amigo e acessar o mesmo arquivo com todas as alterações feitas no outro computador. Você também pode compartilhar esse arquivo com outro usuário e eles podem fazer alterações em seus computadores, que por sua vez aparecerão no seu. Em qualquer um dos cenários, o arquivo é sempre sincronizado, não importa de onde você o acesse.


O problema com a sincronização na nuvem, é que embora seja ótima para fornecer acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana aos seus arquivos e permitir a colaboração, não é uma solução de backup confiável. Aqui está o porquê:

Os dados fora do serviço são vulneráveis: apenas os arquivos, pastas ou diretórios que você coloca no serviço de sincronização são sincronizados. O resto dos dados no computador não é.


Os dados dentro do serviço podem ser excluídos e perdidos para sempre: se houver perda de dados (digamos que você compartilhe um arquivo com alguém e eles simplesmente o excluam), eles podem ser perdidos para sempre. Às vezes, esses serviços têm um recurso de histórico de versão, o que significa que você pode recuperar uma versão anterior do seu trabalho (antes que seu amigo ou colega de trabalho a excluísse), porém normalmente tem uma limitação de 30 dias de retenção.


Os serviços de sincronização de dados são vulneráveis a ransomware e malware: se seu computador for atacado por um malfeitor e seu serviço de sincronização for sincronizado automaticamente após o ataque, seus arquivos sincronizados também serão corrompidos. Com uma solução de backup com histórico de versão mais longo, você pode simplesmente reverter para um backup anterior antes do ataque ocorrer.


O que é backup em nuvem?

Serviços de backup como o da Enuve, funcionam automaticamente e em segundo plano no computador ou servidor de uma empresa, fazendo backup de dados novos ou alterados para outro local. No caso de falha do computador ou perda de dados, todos os arquivos de backup estarão disponíveis para recuperação.


Na maioria das vezes, os serviços de backup catalogam e salvam a versão mais recente de todos os dados, mas muitos serviços de backup em nuvem agora oferecem recursos como o Histórico de versão estendido, que ajuda a recuperar arquivos de pontos anteriores, aqui na Enuve por exemplo, você pode configurar tanto por data quanto por número de versões anteriores, sem qualquer limite. Se você acidentalmente excluir ou substituir arquivos sem perceber, ou perceber que uma versão anterior de um arquivo é mais útil do que a versão salva atualmente, você pode recuperar esse trabalho antigo.


Veja aqui também nossa publicação sobre os riscos de não realizar backup dos dados da empresa!

470 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page