• Enuve

Quais são os riscos de não fazer backup de dados da sua empresa?

Ter backups de dados é uma prática padrão para a maioria das organizações, no entanto, algumas empresas ainda deixam de ter um. Este artigo fornece as principais razões pelas quais você não deve subestimar a importância de fazer backup de seus dados.




A importância de fazer backup de seus arquivos não pode ser repetida o suficiente: há até um dia dedicado a isso (Dia Mundial do Backup). Sem um bom processo de backup, você está colocando sua organização em risco de perda de dados em caso de acidente ou desastre.


A questão de saber se você deve ou não ter backups ainda surge, apesar de ser de conhecimento comum. Muitas vezes as empresas optam por opções mais baratas porém nem tanto seguras.


É compreensível, pois nem todas as empresas têm a menor ideia de como implementar um plano de backup. Além disso, os backups podem consumir recursos, para os quais algumas empresas não estão preparadas.


Independentemente do tamanho de suas operações, sua organização deve estar preparada para ter um armazenamento seguro de todos seus arquivos. Este artigo explicará o que pode dar errado se você não criar cópias de backup de seus dados. Mas primeiro, vamos dar uma breve olhada no que são backups e porque eles são essenciais.


O que são Backups?

Backups referem-se ao processo de salvar cópias de seus dados em um local secundário se seus arquivos originais forem corrompidos, perdidos ou destruídos.

As cópias de dados, também chamadas de backups, são criadas para garantir a recuperação e para fins de auditoria e conformidade. Os backups também são feitos para atender aos requisitos das políticas de retenção de dados de uma empresa.


A frequência com que os backups são feitos é ditada pelo contrato de nível de serviço (SLA) e pelas políticas de backup de uma empresa. No caso de um backup na nuvem, todas estas configurações são previamente realizadas no momento da implementação da solução.


Por que os backups são necessários?

A realização de backups de dados é fundamental para um plano de recuperação de desastres. Os dados corporativos são vulneráveis a falhas de hardware ou software ou corrupção de dados, ataques cibernéticos, exclusão acidental, calamidades e muito mais.



Vamos dar uma olhada nos diferentes fatores que representam um risco para a segurança de seus dados:



1. Ransomware

Se você tiver bons backups, poderá se recuperar de um ataque de ransomware e recuperar seus dados sem precisar pagar o resgate. O tempo para realizar a recuperação dependerá da forma que o backup foi feito, caso seja em uma solução em nuvem por exemplo, o tempo será apenas para realizar o download dos arquivos sequestrados. O custo de um ataque de ransomware pode fechar uma empresa, mas não recuperar os dados é igualmente desastroso.


Veja aqui um material sobre Ransomware



2. Insiders maliciosos

Um funcionário insatisfeito, que tem acesso legítimo aos dados, pode optar por fazer algo malicioso com eles. O referido funcionário pode ter sido demitido, mas o empregador não restringiu seu acesso na ordem adequada. Ter o backup para voltar é muito importante durante esses tipos de circunstâncias. Aqui podemos mencionar uma outra vantagem das empresas que optam por uma plataforma de backup na nuvem, o acesso de um funcionário aos arquivos pode ser restringido de forma imediata, além disso existe relatórios através dos quais se pode verificar todas as ações de cada usuário.



3. Erro do usuário

Um funcionário pode ter clicado acidentalmente em excluir em uma pasta crucial no servidor de arquivos, sem querer. Eles estão preocupados com o que significa ter que refazer todo o trabalho ou com as consequências de excluir o trabalho de outra pessoa. Ter bons backups permite que eles recuperem os dados perdidos. Aqui é importante que mantenha algumas versões de cada arquivo, assim a restauração é imediata.



4. Falha do sistema

Seu servidor pode travar e morrer. Ele pode ter um componente individual que falha e você pode perder dados por causa disso. Em alguns casos, os dados podem ser corrompidos porque foram armazenados incorretamente. Se você tiver backups alternativos para seus arquivos, poderá recuperar rapidamente e retomar suas operações.



5. Desastres Naturais

Um problema ambiental, como uma inundação ou incêndio, ocorreu no escritório, deixando seu hardware em ruínas. Seus dados agora se foram, e você precisaria levar isso em conta também. Ao ter backups em um local separado, você acelerará a recuperação desses incidentes imprevistos.



Como fazer backup de seus dados?

Existem diversas formas de fazer backup dos arquivos da sua empresa, no caso da realização de um backup físico, a regra geral é ter pelo menos três cópias de seus dados (uma primária e duas de backup) arquivadas em dois tipos de mídia diferentes, com uma cópia externa para recuperação de desastres.

Outro método de backup que está crescendo em popularidade são os backups de dados nuvem. Isso envolve a replicação dos dados em um ambiente em nuvem, com regras de backup previamente configuradas e com todos os quesitos de segurança garantidos, como criptografia, retenção de versões e controle de acessos.


Aqui na Enuve, temos ajudado muitas empresas na proteção dos dados através da nossa plataforma de backup em nuvem, veja mais detalhes aqui!

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo