top of page
  • Enuve

Como a nuvem pode ajudar no Home Office

Atualizado: 16 de mar. de 2023

Há uma mudança permanente na forma de trabalhar, que complementa e melhora, a maneira atual das empresas atuarem. Onde se incorpora as ferramentas de trabalho cooperativo e compartilhado via virtual. Entendemos que este novo cenário, veio para ficar.




1. Cenário


Há uma mudança permanente na forma de trabalhar, que complementa e melhora, a maneira atual das empresas atuarem. Onde se incorpora as ferramentas de trabalho cooperativo e compartilhado via virtual.

Entendemos que este novo cenário, veio para ficar, cada vez mais as empresas vão optar por trabalhar desta forma colaborativa mesmo sem estar no mesmo ambiente físico. E tendo a certeza de que a produtividade dos colaboradores pode ser maximizada e os custos reduzidos.

Como base neste cenário, criamos este material, que tem o objetivo de mostrar como a nuvem tem ajudado as empresas a superar este difícil momento. Possibilitando com que seus donos, gestores e colaboradores, possam trabalhar normalmente em casa como se estivessem no ambiente físico da empresa.


Com a crise causada pelo Covid-19, as empresas precisaram adaptar-se de forma rápida e eficiente, a uma nova maneira de trabalho para suas equipes. Quem já possuía soluções que ajudassem nesse processo, acabou saindo na frente, afinal, não basta apenas enviar os colaboradores para casa, mas ter ferramentas adequadas para poder acessar as informações rapidamente, de qualquer lugar e de forma segura.

Esta pandemia provocou uma disrupção da forma de trabalho nas empresas, escolas, e sociedade em geral, onde as pessoas em isolamento social, passam a trabalhar, comunicar e socializar de forma virtual. Especialmente nas empresas que tiveram que mandar seus funcionários a trabalhar em casa, de forma home office, as ferramentas de compartilhamento e trabalho virtual se tornaram vitais para a continuidade dos negócios. O mundo não será o mesmo depois desta pandemia, e as novas formas de trabalho serão incorporadas no dia a dia das empresas, melhorando a produtividade dos funcionários e das corporações se agregando e complementando as formas atuais de relações empresariais.


2. Nuvem


A nuvem tem inúmeras vantagens. Fazer backup de seus dados é a capacidade de reverter e acessar seus arquivos em caso de alguma falha. Para que você tenha tranquilidade, você precisa da confiança de saber que, em caso de catástrofe, suas informações estarão protegidas e disponíveis, no caso de um backup em nuvem, todo este processo se torna automático, online e extremamente seguro. Além disso, a nuvem também é incrivelmente acessível. Tem a vantagem de não exigir nenhum local físico que você precise gerenciar sozinho. Um TI responsável ou mesmo o próprio dono da empresa pode mantê-lo conectado e gerenciar seus dados remotamente sem muito trabalho.

Um outro fator de suma importância, é a facilidade para realizar o acesso à todas as informações da empresa, de maneira rápida, a qualquer hora e de qualquer lugar. E é justamente esta vantagem, que será abordada neste material, pois é com este benefício, que muitas empresas tem se adaptado tão bem a esta nova realidade de Home Office.


3. Servidor de Arquivos em Nuvem


Possibilita tanto a replicação do servidor de arquivos local para a nuvem quanto a criação de um servidor exclusivamente em nuvem. É possível replicar ilimitados servidores e estações de trabalho, independente onde estejam, em um único ambiente em nuvem. Com isso, os colaboradores podem acessar todas as informações com rapidez, de qualquer lugar, a qualquer hora e de qualquer dispositivo. A solução em nuvem da Enuve, garante o backup das informações, com toda segurança garantida por alta criptografia, datacenter tier III e retenção de ilimitadas versões dos arquivos.

Imagine que você possa eliminar seu servidor de arquivos físico, criar um servidor em nuvem, com mais segurança, eliminar qualquer forma de backup, pois esse processo já estará automatizado, garantir que os colaboradores possam realizar o acesso à todas as pastas que tiverem permissão, de forma totalmente transparente, de qualquer lugar, a qualquer hora e sem a necessidade de se conectar a uma vpn. Isto é o que um servidor em nuvem pode fazer pela sua empresa.


4. Compartilhamento dos Arquivos e Mobilidade


Com um servidor em nuvem implantado, a empresa obtém a possibilidade de criar o compartilhamento e fácil acesso aos seus arquivos. Sempre obedecendo a política de acessos estipulada. Assim todos os colaboradores podem trabalhar diretamente neste ambiente em nuvem, independentemente onde estejam. Por isso esta tem sido uma opção muito procurada com este novo cenário de Home Office.

Mesmo antes de toda essa pandemia acontecer, já existia uma forte tendência de reduzir o espaço físico das empresas e proporcionar aos colaboradores um ambiente virtual de trabalho. A possiblidade de criar este ambiente em nuvem, materializa esta, agora realidade. Imagine que uma pessoa possa trabalhar de forma simples, fácil e transparente, de qualquer lugar, como se estivesse acessando o servidor físico da empresa. É isso que a nuvem pode trazer de mais valioso.




66 visualizações0 comentário
bottom of page